Tendências do Comércio Digital:
o que esperar em 2021  

Data: 5 de Maio | Horário : 10h00-13h00

Tendências do Comércio Digital: o que esperar em 2021  

Tema 1: Acelerar o Comércio Digital – novas estratégias e novos canais

O Estudo da Economia Digital ACEPI/IDC estima que o valor do comércio eletrónico B2C tenha alcançado, em 2020, em Portugal quase 8 mil milhões de euros. Um crescimento rápido e muito significativo que constitui uma oportunidade única para as empresas acelerarem e otimizarem a sua estratégia de comércio digital e explorarem oportunidades de crescimento em novos canais, incluindo marketplaces e D2C. Quais são as grandes apostas e os grandes desafios no ecommerce em 2021

Tema 2: Alargar o Comércio Digital – novos setores e novos consumidores  

No Estudo Economia Digital ACEPI-IDC destacaram-se com maior crescimento no comercio electrónico setores que pouca expressão tinham em anos anteriores como os “”produtos alientares e bebidas”” ou as “”entregas de refeições””. Mais setores e mais empresas vêm as suas vendas a crescer nos canais de comércio digital obrigando-as a adaptaram a sua  estratégia e operação comercial. Como o estão a fazer? Quais são os fatores críticos de sucesso no desenho de uma operação de comércio digital em 2021? 

Oradores

Alexandre Nilo Fonseca

Presidente, ACEPI

Gabriel Coimbra

Group Vice President and Country Manager, IDC

Filippo Battaini

Head of IDC Retail Insights, IDC Europe

Nuno Milagres

Vice Presidente, ACEPI

Paula Alves

Diretora Financeira e de Sistemas de Informação, Fnac Portugal

Teresa Moreira

Advisor, ACEPI

Pedro Santos

Head of Ecommerce, Sonae Mc

Rui Tomás Fonseca

Business Development Director, Mastercard

Joana Bastos dos Santos

Industry Head Retail & Travel - Interim, Google

Sandro Cardoso

Diretor Geral - Divisão Dermocosmética Activa, L'Oreal Portugal

Agenda

10:00

Boas-vindas

Alexandre Nilo Fonseca, Presidente, ACEPI

Gabriel Coimbra, Group Vice President and Country Manager, IDC

10:10

Tendências do Comércio Digital: o que esperar em 2021  

Filippo Battaini, Head of IDC Retail Insights, IDC Europe

10:30

Debate: Acelerar o Comércio Digital - novas estratégias e novos canais

Teresa Moreira, Advisor, ACEPI | Moderadora

Pedro Santos, Head of Ecommerce Sonae Mc

Joana Bastos dos Santos, Industry Head Retail & Travel - Interim, Google

11:30

Alargar o Comércio Digital - novos setores e novos consumidores

Rui Tomás Fonseca, Business Development Director, Mastercard

11:50

Debate: Alargar o Comércio Digital - novos setores e novos consumidores

Nuno Milagres, Vice Presidente, ACEPI | Moderador

Paula Alves, Diretora Financeira e de Sistemas de Informação, Fnac Portugal

Sandro Cardoso, Diretor Geral - Divisão Dermocosmética Activa, L'Oreal Portugal

12:50

Encerramento

Parceiros

Brevemente disponível

Conheça o report de 2020 sobre a Economia Digital em Portugal.

Principais resultados apresentados neste estudo:

  • Utilização da Internet pelos Consumidores
  • Utilização da Internet pelas Empresas
  • Comércio eletrónico

Download Brevemente Disponível

Sobre o Comércio Digital

Ter presença digital é o primeiro passo para estar mais perto e atrair novos clientes, obter mais vendas e alcançar novos mercados!

Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.

Vamos ajudar a capacitar mais de 50 mil empresas para a digitalização dos seus negócios até 2021.

O que se pretende com o Programa?

Mobilizar os micro, pequenos e médios empresários portugueses para a digitalização dos seus negócios:

  • Ativação de uma Presença Digital
  • Incorporação de tecnologia nos modelos de negócio
  • Desmaterialização dos processos com clientes e fornecedores por via da utilização das TIC

Quais os benefícios para as microempresas e PMEs que participam no Programa?

​Colocar o seu negócio mais perto do futuro, acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, a partir de qualquer lugar e para o mundo inteiro:

  • Captação novos clientes, tanto no mundo físico como no digital
  • Acesso a novos mercados nacionais e internacionais
  • Otimização dos processos da organização

As iniciativas do Comércio Digital pretendem ajudar, de forma sustentada, as empresas portuguesas que ainda não têm presença online, ou que estão a dar os primeiros passos no digital. 

A ACEPI – Associação Portuguesa da Economia Digital é uma organização independente, fundada no ano 2000, com a missão de acelerar a economia digital em Portugal, congregando empresas líderes na transformação digital de múltiplos setores de atividade,  um conjunto alargado de digital service providers, start-ups inovadoras, e, um grupo de especialistas nos principais temas e áreas da economia e sociedade digital.      

Ciente da importância crescente da digitalização para o crescimento económico e do emprego, e, para a construção de uma sociedade más inclusiva e sustentável, a ACEPI tem como grandes objetivos inspirar, educar, promover e impulsionar a participação de todas as empresas na economia do futuro, através de iniciativas, que incluem: o Estudo Anual da Economia Digital em Portugal, o desenvolvimento de plataformas para a capacitação digital de pequenas e micro empresas (Comércio Digital), a promoção da confiança no Ecommerce (Confio.pt), a maior conferência anual sobre economia digital nacional (Portugal Digital Summit), e, ainda ações de formação regulares e a colaboração ativa com associações privadas e públicas, o Governo, a academia e as principais associações congéneres internacionais.  

55 Years | 1100 Analysts | 110 Countries

A IDC é a empresa líder mundial na área de “market intelligence”, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação e Transformação Digital. Mais de 1.100 analistas da IDC fornecem conhecimento profundo sobre oportunidades, tendências tecnológicas e evolução dos mercados a nível global, regional e local em mais de 110 países. Há 50 anos que a IDC fornece informação estratégica para ajudar os seus clientes a atingirem os objetivos de negócio.