Digital Lab: Inovação

O papel do Digital na capacidade de inovação das organizações portuguesas

25 de Junho, 2021

A IDC, em parceria com a Axians, desenvolveu o primeiro Digital Lab do Portugal Digital Awards 2021, no dia 25 de Junho. Esta iniciativa teve o 'Future of Digital Innovation: Ignite Business Value with Software Innovation' como tema e contou com a presença de vários líderes de organizações de diversos sectores.

Gabriel Coimbra

Group Vice President & Country Manager, IDC Portugal

Carmo Palma

Managing Director, Axians Portugal

César Pestana

Presidente, eSPap

Gonçalo Oliveira

CIO, Pestana

João Dias

Administrador, AICEP

Nuno Miller

CIO & CDO, Sonae Fashion

Teresa Rosas

Head of IT, Fidelidade

A IDC acredita que a inovação digital, assente no desenvolvimento de software, se tornará cada vez mais um diferencial competitivo. Uma oferta baseada em software pode ser um produto físico, como um eletrodoméstico ou um carro conectado, ou um quiosque ou app para interação com clientes e consumidores, um serviço de streaming de vídeo, uma plataforma de comércio eletrônico, onde o valor e diferenciação da oferta não seria possível sem o software.

Um recente estudo da IDC indica que o desenvolvimento de software já desempenha um papel importante na realização dos objetivos de negócios, mais concretamente 66% dos entrevistados disseram que a maior capacidade no desenvolvimento e entrega de software aumentaram a capacidade competitividade da organização, e mais de 56% disseram que o desenvolvimento de software foi fundamental para diferenciar / inovar em produtos ou serviços.

Foi neste contexto que a IDC, em parceria com a Axians, pretendeu neste primeiro Digital Lab refletir, com alguns dos vencedores da última edição do Portugal Digital Awards, qual o papel do Digital na capacidade de inovação das organizações portuguesas.  

Assista aqui aos testemunhos do Digital Lab