Sinopse
A pandemia COVID-19 veio realçar a importância das arquiteturas cloud computing no suporte às iniciativas de resposta das organizações nacionais às novas condições de negócio, nimeadamente através da adoção de teletrabalho, de reforço dos canais digitais, da otimização das cadeias de abastecimento, da automatização e da digitalização de processos de negócio.
Neste contexto, o estudo Future of Digital Infrastructure: Public Cloud Services in Portugal pretende disponibilizar informação sobre a evolução da procura de serviços cloud computing – Infrastructure-as-a-Service (IaaS), Plataform-as-Service (PaaS) e Software-as-a-Service (saaS) – no território nacional, assim como identificar as perspetivas de evolução destes serviços nos próximos anos. Por outro lado, o estudo pretende ainda disponibilizar uma análise da despesa anual com estes serviços. Em resumo, o estudo procura responder às seguintes questões:
- Qual a maturidade das organizações nacionais relativamente à adoção de serviços públicos de cloud computing? E como poderá evoluir nos próximos anos?
- Como é que a pandemia COVID-19 afetou a despesa com serviços públicos de cloud computing em Portugal? E como poderá evoluir nos próximos anos?
- Qual a despesa em serviços de cloud computing? Quais as oportunidades relacionadas com hardware, software e serviços de TI neste domínio?
- Quais as taxas de crescimento das diferentes tecnologias e dos diferentes segmentos no mercado nacional?
- Onde devem ser colocados os recursos para aproveitar as oportunidades criadas pelos serviços de cloud computing no mercado nacional?
Tendências
Cenário competitivo
Perspetiva dos utilizadores
Visão futura do mercado
Orientações essenciais
Estudos relacionados
Taxonomias